segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cravos Vermelhos vs. Lápis Azul


É um facto, foi 25 de Abril.


Todos o adoram, porque não trabalham, porque não há escola, porque talvez o patrão dê fim-de-semana prolongado ou deixe fazer ponte... (este ano até tiveram azar porque calhou a um Sábado!)

Mas e o feriado é porquê? "Ah foi uma Revolução que tirou o Salazar do governo." Muitos responderiam.

Mas muito pouca gente se dá conta da importância que teve. E falo mesmo pelos jovens que, não tendo vivido naquele tempo, não se dão conta do que significou. Eu também não vivi naquele tempo, antes de o Salazar (grrr) cair da cadeira e antes do Marcelo Caetano ter fugido de Portugal. Mas sei o que trouxe: Liberdade.

Algum dia, naquele tempo, poderia eu dizer que, deixa cá pensar... "o sistema de ensino português carece em muitos aspectos" sem codificar isto para "os jovens de hoje em dia não sabem das coisas da vida"? E sabe se lá se a mãe não me teria de ir levar um bolinho a Caxias...

Gente, não percebem que dantes nem se podia abrir a boca?! Acordem para a vida, cultivem-se! Não podemos deixar passar o "tal feriado" como se nada fosse. Isto acontecia há 35 anos atrás!

Todos nós aprendemos sobre isto na escola, mas a teoria da escola não implica que se saiba realmente o que aconteceu e, sinceramente perde um bocado a emoção que tem quando é contado por avós, tios, pais...


Muitas pessoas arriscaram as suas vidas, arriscaram tudo para sermos livres! E nós, aproveitamos essa liberdade?

Quantas vezes se ouve barbaridades do género : "Votar? Eu? Os políticos nunca cumprem as promessas! Não gosto de nenhum, não voto! Além disso dá muito trabalho..."

Gente, têm noção da quantidade de pessoas que poderiam ter sido presas, espancadas, mortas por terem feito a revolução, se algo não tivesse acontecido como planeado? Têm?

E depois, é ilegítimo, para quem não vota, criticar seja o que for do governo, porque se não queriam que ganhasse este, não fizeram nada para que o outro fosse eleito.

Saberiam a falta que vos fazia votar se voltássemos à ditadura... Ainda há quem diga "No tempo do Salazar é que era bom!" Sem dúvida, quando a população morria à fome, quando quanto mais ignorantes as pessoas fossem melhor, quando jovens deixavam famílias para ir para uma guerra contra a independência do que nunca deveria de ter sido nosso, quando se ia preso por escrever canções sobre liberdade, quando tudo era feito para que não se desenvolvesse o país... por alguma razão estamos quase sempre na famosa "cauda da Europa".

Nós estudamos, nós sabemos, não deixem que a ignorância nos tome e que permita que sejamos iludidos. O melhor aliado de um regime ditatorial é a ignorância.


Se, actualmente somos ou não livres, é uma questão muito subjectiva. No entanto, só nos compete a nós chegar aos objectivos pretendidos: mudar o que está mal e manter o que está bem.

Não se esqueçam que podemos ser muito livres, mas nunca o seremos de verdade se a nossa mente continuar acorrentada a preconceitos, a ideias feitas, a diz-que-disse's.


(TEXTO CENSURADO) se fosse há 37 anos atrás, por exemplo, a esta hora já a minha avô me teria ido visitar à cadeia, levando uns pensinhos para as pequeninas fridinhas que teria, por ter escrito este texto.

4 comentários:

Unknown disse...

Ah..que bom que era ainda haver censura... a TVI não existia, e com ela ia as 235632456 novelas que já fez todas com o mesmo tema, a manuela moura guedes ficava na RTP1. O vasco polido valente já tinha ido a vida. Já para não falar na Sic.

De resto ya a cena da censura era tramada, mas também dantes não havia acusações de difamação e andavam todos direitinhos. Censura não. Agora quando há abusos....

Joaninha disse...

L I B E R D A D E

Para nós, que nunca vivemos de outra forma, encaramos a liberdade como algo natural, porque todos somos seres livres.
Muito sinceramente, custa-me bastante imaginar-me sem ela, de tão habituada que estou... Já a consigo tratar por TU! Sao tempos demasiado dificeis para conseguir imaginar por aquilo que nos contam. Mas o que eu sei é que sou uma sortuda por viver em democracia!

Anónimo disse...

estava a pensar nisso mesmo que o mr blonde disse. agora ha liberdade demais, ha liberdade para tudo. é por isso que há quem diga que no tempo de salazar é que era bom. nao digo salazar, claro. mas que isto precisava de um punho de ferro, isso precisava.

cat

LilianaS. disse...

Pois é, incrivel como ignoram feriado tão importante como este :o
Estes jovens são uns ignorantes!
Ainda niguém percebeu todas as pessoas que morreram para que tu e eu pudéssemos existir.
Pelo menos o Zeca Afonso gravou um cd...