segunda-feira, 20 de abril de 2009

Amarelos Efeitos da Imagem na Sociedade Seca


Ainda bem que não sou daquelas adolescentes que pensam que o mundo gira em seu redor, que ligam mais ao que vestem do que ás pessoas que as rodeiam e que têm uma auto-estima tão alta que se julgam donas de tudo por onde andam.

Ainda bem que não sou daquelas jovens deprimidas que encaram tudo como um novo drama, e que vêm as coisas sempre de uma forma tão feia, como se os outros as tivessem sempre a prejudicar e, se submetem ainda que não seja sobre elas exercido qualquer tipo de soberania, às acima referidas.

O post, há uns dias, era para se reduzir a isto que, por certo, já tem um grande significado (nem que seja para me auto-convencer de certas coisas e me valorizar), mas hoje decidi completá-lo.

Acho que tudo isto se baseia na imagem. Na imagem que cada um tem de si, na imagem que os outros têm de cada um e, na imagem que cada um acha que os outros têm dele. Para mim, a última é mais poderosa, a mais estúpida e a mais preocupante, sendo infelizmente, a que move mais gente.
Claro que eu não tenho muita moral, por um lado ás vezes acho-me menos que alguém só porque me intimida com a sua imagem e, temo pela imagem que passe. Por outro lado, sei que ás vezes posso intimidar outros que não sintam uma imagem de si tão boa.
Também julgo, é verdade. Também sou julgada, claro que sim e, custa-me bastante,porque ainda não aprendi a lidar com estas coisas, mas isso sou eu que vá, não tenho mais nada em que pensar do que naquilo que os outros pensam...
O que me leva a discutir isto hoje, foi um caso que estive a equacionar. Uma rapariga com má imagem. Deve sentir-se duplamente mal, primeiro porque deve ser alvo de maus juízos e, isto sim é ilegítimo, porque ninguém está mais acima de outrém na inexistente hierarquia social, para que lhe seja permitido julgar de forma humilhante, gozando por exemplo, exercendo o seu poder adquirido pela parvoíce aguda... and so one. E, depois, porque não tem aquele espírito de poder proveniente do brio em cuidar da imagem, daquela pequena vaidade saudável que nos faz recorrer ao "look great", em que nos olhamos ao espelho e pensamos "Caramba, tu afinal és bonita, nem sei como tanta gente não repara" (e lá está o estúpido pensamento nos outros tão presente no meu subconsciente que até aqui aparece).
O facto é que podemos arranjarmo-nos apenas para nos sentir-mos bem, tenho uma amiga que diz, com muita razão, que quando fazemos a depilação coloca-mos o ego muito mais em cima. No fundo, é uma maneira, vá, simples, concreta e meio idiota de traduzir a ideia, mas não deixa de a traduzir.

Mas para verem como esta coisa da imagem influencia tanto a vida das pessoas, temos os exemplos dos empregos. Quanta gente não é aceite em lojas por não ser assim ou assado. Óbviamente, não condeno os empresários, porque se estamos a promover um ginásio não podemos ter uma senhora mais cheinha a distribuir papéis, não chama, tal como não chama uma pessoa com problemas de pele, numa loja de cremes.

Sensuro é toda esta máfia mental que movimenta a sociedade e que sempre existiu e, que nunca vai deixar de existir.

No fim de contas, tu és a exótica e eu a nordica (não se sintam mal perante a incompreensão deta frase, é muito metafórica e tem por trás toda uma situação).

3 comentários:

Joaninha disse...

Vida em sociedade. É assim que se chama.
Por muito que não gostemos, foi assim que aprendemos a viver: com os outros e todos os seus opinanços!
E se às vezes me tento convencer que a opinião deles nao interessa para nada, rapidamente me desconvenço disso, porque mais rapidamente ainda me põe um sorriso na cara um grande elogio! ^^ Faz a cociguita no ego (ou não é?)

Mas como é lógico, nao nos podemos guiar pelo que os outros dizem cegamente, porque temos as nossas próprias opiniões e gostos! Se fossemos todos iguais, e se pensarmos todos da mesma maneira deixa de ter piada.

Anónimo disse...

EU SOU EXOTICA :D

Missy_FLORescente disse...

E só para te contrariar, é também aquilo que os outros pensam de nós, que faz nos ser aquilo que somos!

Se somos elogiados, temos uma tendência para não decepcionar, e melhoramos assim a nossa imagem! Se não somos "notados", deprimimos, porque algo está errado, e então arranjamo-nos!

No fundo, é essa coisa que tu disseste no emprego que te faz ir a um sitio e não a outro. Se fores a uma tasca em que a mulher é gorda e tem buço e usa bata...Pensas que o sitio é todo baadalhoco, e ficas reticente! Mas se vais para um, com uma mulher de estrutura média, minimamente arranjada, e com uniforme, ou simplesmente actualizada, já reconsideras... Faz bem sermos vaidosos, faz bem olharmos para o espelho e ver uma pessoa bonita!

O que não faz bem é o contrário... Ou o exagero!

Tu és bonita! E eu reparo! Nórdica ou branquelas xD

Gosto de si!

(Palavra de verificação: Gases - vais pensar que sou tão estupida que até dá pena, mas deu-me vontade de rir, pronto!)