sábado, 20 de março de 2010

Novos Valores Amarelos se Levantam

Tenho medo disto! Medo deste mundo.
Descobri na TV um programa belíssimo, em que as mães inscrevem incessantemente as suas crianças em concursos de beleza. Para que destes saiam vencedoras, não poderiam, de todo, faltar horas de maquilhagem e cabeleireiro, fatos de plumas e birras q.b. Não serão estas impacientes e inoportunas birras, que constituem os dramas íntimos destas mães, de algum modo (ou de todos) justificáveis?
Adivinhem lá onde é que estes pequenos espectáculos, de pequenas exibições de pequenas aquisições a render (ah não, chamam-se filhos!) se verificam... huum... vá lá, é fácil...
(sim, claro que é aí, nos EUA).
As crianças choravam não por fome, não por sono, não por febre... porque não queriam brincos, nem laca, nem rímel. Muitas têm 4 anos. Acho criminoso, sujeitar tão pequenos seres a esta pressão, a estes químicos, a estas roupas. Para quê? Para os pais comprarem carros com o dinheiro que os filhos recebem por mostrar a sua beleza tão infantil, tão ingénua e tão... artifícial.
Que valores, que valores são estes? Mães que põem a competir irmãs, tendo evidentes preferências. Mães que afirmam que o importante é o jurí gostar. Mães que exigem sorrisos aos filhos ainda que forçados e sem conteúdo.
Que resultados serão estes? Filhos frustrados por serem submetidos àquela palhaçada. Filhos são auto-estima e com medo da rejeição por não ganharem os concursos. Filhos que não gostam dos irmãos. Filhos que pensam que a beleza é o motor da sociedade.
E não será isto verdade? Não será a beleza, a superficialidade, a caixa, aquilo que interessa realmente, agora?
Tenho medo disto! Tenho medo deste mundo.
(para já não falar nos milhares que são dados para os garotos se pavonearem em frente a uma plateia enquanto que outros milhares morrem de fome e de sede)

3 comentários:

Joaninha disse...

Nao queria, nao queria mesmo viver neste muido hipócrita, que liga apenas ao exterior.
Parece que perderam os valores, deixaram de dar importancia ao que deveria ter valor. É estranho, muito estranho mesmo, e difícil de crer que há pessoas que estejam a ver a pirâmide das preioridades de pernas para o ar.

Não é nada disto que quero para mim. Sei que quando crescer vou passar a mesma mensagem às pessoas que gosto. Porque temos que dar importância àquilo que não se vê: «O essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração»
Será que não percebem que o Principezinho tinha razão?

Eu continuo a acreditar nele.

LilianaS. disse...

O texto foi demais, pessoas (ou melhore, mães) assim não deviam ser pais. Utilizar os filhos para o seu próprio proveitos, compará-los, dar toda a importânçia a um e desprezo a outro.
E as crianças? O que pensam elas?
Assim serão criadas num ambiente de pressão em que tudo é um concurso e nós temos sempre que ser melhores que os outros?
Fazem dos seus filhos crianças egoistas e mimadas pensando que são os unicos no mundo que tem razão...
Talvez um dia esta estupidez da sociedade acabe...

Diana Duarte disse...

O maior problema disso tudo é que vão tornar-se em pessoas totalmente desequilibradas como a Britney Spears e a Lindsay Lohan ou mesmo as esqueléticas das irmãs Olsen.
Se por sua vez, estas tiverem filhos (Britney, por exemplo) o que será deles? Como conseguirão viver e tornar-se em pessoas decentes se nascem num mundo tão demente?
Verdade que alguns conseguem e a esses eu faço uma vénia, porque deve ser preciso coragem e uma boa cabeça no lugar!

Texto espectacular como sempre.