segunda-feira, 16 de março de 2009

O cinzento e fechado sistema de Ensino


E é por isto que não gosto do nosso sistema de ensino.

Porque se pode enfiar na cabeça a matéria, nas vésperas dos testes e, tendo uma cultura geral satisfatória e uma boa escrita, se consegue tirar 18's e 19's.

Era tudo tão melhor se aprendessemos, se aprendessemos de verdade. Eu assimilo tanta coisa, quilos de matéria que tenho de saber até uma determinada data e, depois... depois atinjo o ponto de saturação e vou esquecendo o mais antigo.

O essencial não se perde, mas tudo o resto...

Esta gente devia aprender, que nós aprendemos (passo a redundância) com trabalhos, sobretudo trabalhos de campo que nos motivam. Depois de robarmos tempo de uma aula para fazermos uns inquéritos para um trabalho de investigação, a stôra diz-nos: "Oh meninos, se nós não tivessemos que dar um programa, tudo poderia ser bem diferente... Podiamos fazer mais investigações, mais debates, tarefas mais dinâmicas!"

Eu acredito que o saber consiste nessas tarefas dinâmicas, no saber por experiência. Não no saber de ouvir alguém recitar o que está no livro e no que nós sabemos ler (logo, se está no livro e nós sabemos ler, nada mais há a acrescentar...), durante algumas horas, a tentar abrir os olhos porque eles insistem em fechar-se.

Ás vezes sinto que estou no tempo da escolástica em que tudo se aprendia pela interpretação de textos de livros e não com a experiência sensível. Larguem a teoria, foquem-se na prática! Só assim nos vão conseguir incutir alguns conhecimentos. Essa prática pode vir de conversas, de explorações, de recolha de dados...

E depois, quando trabalharmos, vamos pensar: "Ah pois, eu lembro-me disto... de quando fizemos este trablho em que procedemos assim, logo é fácil de se resolver."

3 comentários:

Unknown disse...

UI.... falar do sistema da escola... aquilo foi feito a 100 anos e continua a ser usado.. eu nem sei como é que nunca mais nos obrigaram a fazer trabalhos a mão... agora até já querem as coisas nas pens ou gravados em CD.. de admirar!

Já tenho novo post.. para não dizer que nunca mais escrevi!

BJS**

cheshire disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cheshire disse...

Ora Joaninha, não podia concordar mais contigo.

Não posso dizer que agora sinto isto com o mesmo peso que tu, pois tenho duas disciplinas que são mais práticas do que teóricas... Mas continuo a saber como é!

De facto, não é a assimilar matéria deste modo que aprendemos. É preciso pôr em prática o que ouvimos e lemos, pois só assim ganhamos experiência e só assim é que realmente podemos dizer "eu aprendi...".
Falaste em investigações, em debates e em tarefas mais dinâmicas; pois acho que devia haver um modo de relacionar o programa das disciplinas com isso!

Aliás, haver um modo de o fazer, há. Infelizmente, continuamos muito agarrados àquele método convencional de pegar no livro, abrir na página x e passar a aula a ler...

Beijinho*