terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Uma sociedade meia roxa


Ainda estou parva.
Não sabem o que eu vi hoje, infelizmente.
Estava eu muito bem, na minha rua a falar com uma amiga, eram cerca das oito e meia, quando vemos dois ou três rapazes (não chegámos a nenhuma conclusão em relação ao número) a correr, estando um deles com uma pasta de adulto na mão. Ambas tememos o pior. Desviamos o olhar e observámos um senhor apático, com tudo aquilo. Prvavelmente o assaltado. Não houve ameaça, nem arma, só rapidez.
Eu fiquei sem palavras e, só me vinha à cabeça, o clichet: "Mas como é que é possível?"
Para além de toda aquela situação me assustar, porque afinal de contas, é a minha rua e isto vem provar que não estou segura em nenhum lado nem a nenhuma hora, o que mais me aterroriza são as causas morais deste acontecimento. Ou seja, o que é que pode ir na cabeça daqueles jovens, com cerca da minha idade, para roubarem uma pessoa?
A sério eu não compreendo, como é qu eu posso ser feliz numa sociedade assim. Ninguém respeita ninguém! Se não gostamos que nos tirem as coisas, porque raio é que havemos de as tirar aos outros?!
Tenho raiva deles, tenho raiva desta sociedade, e no fundo de todas porque são todas assim, tenho raiva desses parasitas que impedem que toda a gente seja feliz, até eles próprios e, sinto-me triste, muito triste, por saber que isto nunca vai mudar, triste por saber que ninguém compreende que não se faz mal porque se vai preso, mas que não se faz mal, porque não gostamos que nos façam mal a nós!
Porquê que nem toda a gente pensa como eu? Porquê que há tanta maldade, se não gostamos que nos façam mal a nós? Porquê que as pessoas se vingam, se no fundo só estão a fazer o que os outros, de quem se vingam, também fizeram? Porquê que se goza? Porquê que se rouba? Porque é que se mata? Porque é que se maltrata?
Se queremos ser felizes temos que fazer os outros felizes, só assim gerando uma cadeia de bons valores, de generosidade, de solidadriedade, de paz é que vamos conseguir ser todos felizes!
Sei que é uma utopia, sei que muita gente está agora a pensar "Coitadinha da menina, ainda é pequena e não sabe como funcionam as coisas!" Não é isso, eu sei muito bem, por isso é que acho que não custava nada, dár-mos mais um bocadinho de nós, para espalhar a felicidade pelo mundo.
Não sou parva, apenas acredito que não há pessoas más, mas menos boas. E as más, devemos ignorar.
Eu sei que os ladrõezinhos não estão a ler isto e, que por isso, não vai levar de novo a mala ao senhor, mas se conseguir expressar o que sinto para que alguém me entenda, jé é muito bom.
Beijinho.

1 comentário:

Anónimo disse...

É realmente triste a sociedade em que hoje vivemos! Ja não há completamente respeito nenhum pelo ser-humano, nao temos respeito por nos proprios, sendo nos tambem um ser-humano, e quando digo nos digo esses assaltantes, ou o que lhes queiras chamar, porque realmente adquirem as coisas de uma forma talvez a mais facil, de certo que é a mais barata, a mais indecente e ofensa que pode haver. Mas tambem o nós comum, nós proprios que vamos diariamente para a escola, ou para o trabalho, que saimos diariamente a rua, e que passamos diariamente por diversas pessoas todas elas nos sao indiferentes, e se nos pedem ajuda ainda somos capazes de recusar simplesmente porque tememos que haja algo por de tras, porque no fundo e a sociedade triste e podre em que vivemos, acho q nao estamos seguros em lado nenhum, em qualquer hora. A segurança, apagou.se da sociedade em q a criminalidade se apoderou dela de uma forma revoltante e medrosa. Ao qual nao podemos fazer simplemente nada, ficarmos a olhar a ser assaltados ou a ser alguem assaltado. a verdade é essa.

Beijinho =)