sábado, 28 de junho de 2008

Vermelho: o lado perigoso do Sol


Chegou o Verão e, para acompanhá-lo, vieram as idas à praia, à piscina, o uso de roupas que nos cobrem um bocadinho menos...
Toda a gente apanha escaldões, é uma coisa mais ou menos vulgar. Mas não devia ser, porque estão a aumentar os casos de cancro de pele e isso é, muitas vezes, uma consequência da irresponsabilidade das pessoas que não se protegem do Sol. Por exemplo, quando vamos à praia, não custa nada colocar protector solar. "Ah e tal não fico bronzeado!"-DESCULPAS!

O PROTECTOR SOLAR É INDISPENSÁVEL!

As pessoas ficam bronzeadas à mesma se espalharem o creme, e é óbvio que não precisam de colocar camadas e camadas, mas deve ter-se em conta o tom de pele das pessoas. Uma pele clara (como a minha) precisa de um factor mais elevado do que uma pele morena.
E eu quero lá saber se não fico logo bronzeada!
Primeiro porque se não pusesse protector não ficava morena, ficava vermelha e, depois porque acho mais importante a parte da saúde, de não correr tantos riscos de padecer de cancro da pele e de não andar com dores devido aos escaldões, do que a parte estética.

O que eu acho mais dramático é a irresponsabilidade das pessoas perante a exposição ao Sol envolver, muitas vezes, crianças.
Quantas vezes eu vejo famílias a dirigirem-se para a praia com crianças pequenas, na altura em que eu venho para casa: onze e meia, meio-dia! E quantas vezes especialistas já avisaram que as crianças apenas devem permanecer na praia até ao meio-dia, no máximo?!
Quantas vezes as crianças não estão protegidas por um chapeu de Sol, ou muito pior, nem sequer têm protector! E quantas vezes já avisaram que as crianças devem estar protegidas e que as mais pequenas nem devem ir à praia?!

Informem-se dos perigos do Sol e não achem que o meu texto, embora possa não estar muito bem redigido, é uma parvoíce! Sejam responsáveis pelas vossas vidas e pelas das crianças (e pelas dos idosos que também têm de ter alguns cuidados especiais). Tomem consciência que não nos proteger-mos do Sol pode ter consequências muito graves!

1 comentário:

carapau combatata disse...

Estás revoltada? Nao fiques assim, nota-se que estas a tentar incentivar as pessoas ao uso de boas práticas durante a exposiçao solar, através de uma tentativa de choque, com muita agressividade. Sim, que se lixe o bronzeado naturalmente forçado, qual é a piada de ir na rua e ser mais um? Qual é a piada de ser mais uma personagem bronzeada, que pelo simples facto de o ser, se deixa passear sem o minimo de reconhecimento? Meus amigos, o bronzeado é giro, mas mesmo giro é no Inverno, no Verao, passa simplesmente a ser comum. Deixo-vos aqui um conselho. Sim, ide à praia, mas ide com um fatinho de licra justinho, justinho, com oculos de sol à desportista e se preferirem um bonezinho na cabeça, que nao existe coisa mais sexy que um bronzeado à ciclista. Porque? porque sim, é diferente e nao passa despercebido. Se preferirem podem ir de camisinha ao quadradinhos e de calças arregaçadas, que eu sempre ouvi dizer que o pescador é que é um homem a serio. Beijinho do carapau