segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Subjectivismo da Sabedoria Azul


"Franklin sabia pelos dedos dos pés contar, e os sapatos apertar"

Fazendo um balanço da minha estadia na Terra, contraponho o que já sei e o que me ainda é desconhecido.

Sei que a Terra gira em volta do Sol e a sua temperatura média são 15º, sei que já houveram duas guerras mundiais, distintas entre si, mas semelhantes na inutilidade, sei que Bill Gates é o fundador da Microsoft e Pasteur descobriu a penicilina. Sei que o CFC's contribuem para a redução da camada do Ozono, que o valor de Pi é aproximadamente 3, 14 e o Teorema de Pitágoras se traduz pelo quadrado da hipotenusa ser igual à soma dos quadrados dos catetos, num triângulo recto. Sei ainda que o coração tem duas aurículas e dois ventrículos e que Jonh Locke defende o Empirismo. Sei que Eça de Queirós escreveu "Os Maias" e "A Tragédia da Rua das Flores", sei que D.Pedro nunca mais foi o mesmo depois da morte de Inês e que Picasso pintou "Les Demoiseles d'Avignon".

Mas sei ainda que a D. Luísa quer sempre uma tacinha de vinho natural, e o Sr. Madamas come sempre com uma faca de serra, sempre. Sei que o Sr. Armando não se lembra do que comeu ao almoço, mas sim do que viveu na Índia há algumas décadas atrás e sei que a D. Prepétua só bebe café com adoçante e que a D. Odete adorava quando eu reparava que ela tinha ido ao cabeleireiro. Sei que o Sr. Rita gosta da bica curtinha e não come arroz porque comeu muito na tropa e que a D. Lucília fica envergonhada quando a tentam juntar com o Sr. Madamas. Sou das pessoas, sou uma pessoa por ser das pessoas.
Tal como o Franklin, sei uma gigantesca quantidade de coisas simples pertencentes ao meu espaço ao meu tempo. Coisas que dão mais alegria aos dias da multidão que me envolve, ou que, pelo menos, a podem fazer sentir melhor.

Ainda me falta aprender muito. Muito sobre a física, a biologia, a história, a geografia, a língua, a matemática...

E muito, muito sobre as pessoas. Sobre ocupar um espacinho nesta sociedade que pode muito bem ser familiar, se assim a concebermos. O que mais almejo é o dom da Palavra, talvez já não esteja tão longe assim...

5 comentários:

Joaninha disse...

E não será que são essas pequenas coisas as realmente importantes na vida?

Para que é que nos serve saber recursos estilisticos se não soubermos ter um diálogo com o resto da nossa sociedade e nos soubermos fazer ouvir e entender?
De que nos valerá a matemática se não soubermos equacionar uma boa relação de amizade?
De que servirá toda a física que aprendemos se não conseguirmos calcular o percurso e as forças que devemos ter ao longo da vida? E a química? De que vale se não soubermos a química que pode existir entre as pessoas?
De que serve estudar geografia se não sabemos quem mora ao nosso lado?
De que serve estudar história se não formos capazes de escrever a nossa História?

No fundo, somos feitos de um conjunto de conhecimentos, que nos são 'impinjidos'. Sem dúvida que eles se tornam muito importantes no futuro... Mas de que servirá tudo isso? Qualquer conhecimento que se arrume na nossa cabeça terá menos importancia que um amigo guardado no coração.

◊ AмAzIиG.# disse...

Olá!!!
Não li mas gostei do titulo!!

Isabel disse...

É pá, só não fico mais espantada com a maneira brilhante como escreves, porque és irmã da minha siamesa Cassi, e portanto ainda temos algum parentesco! :) Muitos parabéns, a sério. É um consolo ler-te, porque realmente escreves muito bem, e além de saberes conjugar palavras, frases e parágrafos, falas de coisas interessantes, de uma forma deliciosa. Gostei especialmente deste post, porque também eu sou uma pessoa das pessoas, e só me faz sentido cá estar assim, desta forma! *

Diana Duarte disse...

Saber tudo ou não saber nada. Qual a grande diferença?
Bem sabendo tudo, nada podemos aprender e infelizes descobrimos que a nossa vida acabou e por certo desconhecemos o prazer, pois ele não pode ser aprendido.
Nada saber é a derradeira provação, pois está-se constantemente a ser trapaçado. No entanto, como não o sabemos, vivemos na feliz ignorância.
Agora pergunto-me o que será pior...

LilianaS. disse...

Sabes muito tu!