segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Mundo do Azul Bebé e Rosa Claro

Crianço e gosto de criançar. É verdade, crianço com frequência. Porque, por muito que cresça, felizmente, não me desprendo daquele fiozinho de nylon que me liga à infância.
Tento acreditar… e acredito… ou finjo que acredito para não me chatear. Ingenuidade, é capaz. Mas não sou tão ingénua assim, o que é bom.
Tento ser sincera, mas ainda me falta muito para assim me poder considerar. Não gosto de magoar, o que é bom. Sim as crianças sabem quando magoam.
Mas e, se todos mantivéssemos o fiozinho de nylon? Todos seriamos espontâneos… o meu sonho é viver num mundo espontâneo, queria acreditar nessa possibilidade, é verdade, mas a fragilidade do meu fiozinho começa a não permitir que eu acredite em tais utopias.
Mas seria, realmente bom: Um mundo como o das crianças (algumas) em que se dissesse o que se pensasse, em que não se jogasse com sentimentos, em que se deixasse as correntes da imagem e o bichinho do poder. Um mundo melhor, em que mostrássemos o que realmente somos.
Mas não, não aprendemos com elas. E ainda há quem diga que são infantilidades. Opiniões… mas não me convencem.
Não é preciso ter mais que… ou parecer mais que… as crianças são genuínas e eu tento ser como elas. A cultura das aparências e do poder influencia-me, é verdade, mas não me sinto realizada ao vê-lo acontecer. Não, não me vou render… nunca me renderei.
Eu cresço e evoluo e amadureço e cresço, mas quero continuar a usar a filosofia das crianças. Com peso e medida, todo deveríamos criançar. Eu crianço e hei-de continuar a fazê-lo.

3 comentários:

Joaninha disse...

Era bom que o mundo fosse das crianças, não era?

A pureza, a sinceridade, a espontâneadade! Acho que eramos capazes de viver num mundo bem melhor!

Um mundo pintado com (as nossas) cores! Gosto de partilhar esta palete bem colorida contigo, sabes, não sabes?
És a minha amiga dos mundos com cores perfeitas! Amigo-te!

Queres criançar comigo? :D

Missy_FLORescente disse...

Fio de Nylon Joana?!

Tens cada uma :P

LilianaS. disse...

Pois é:
Temos ainda essa ligação ao mundo que faziamos de desenhos em que o sol tinha um sorriso
É aquilo que ainda nos dá um pouco de espontaniedade
As crianças são a esperança de um mundo melhor:)
Com elas tanto aprendemos
As crianças não mentem
As crianção não falam mal dos outros
Estão no seu próprio mundo e nada mais lhes interessa
Apenas descobrir o mundo a brincar com a terra
A descobrir os outros a brincar com eles
Descobrir-se a si próprios é o pior... significa que deixaram de ser crianças