quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Este é incolor, totalmente imparcial


Depois de muito cirandar pelo blog, voltar e voltar a pensar sobre o que raio é que iria escrever, eis que hoje surgiu a oportunidade de falar de uma coisa que me indigna há muito.

Numa aula de inglês, hoje, estávamos a falar sobre profissões ( eu tenho uma pronuncia linda, nem vos digo, mas desenrasca!) e surge o político. Sendo que tinhamos que caracteriza-las com os adjectivos aborrecida, bem-paga, perigosa, excitante e stressante (sei dizer isto tudo em inglês, ena!) e, que não era eu a responder a tal pergunta, a resposta unanime a todos os presentes foi ABORRECIDA e BEM-PAGA!

Pior, é que a professora concordava, e é nesta sociedade,em que todos ignoram a democracia e a sua importância que vivemos. Depois de tudo o que muitos lutaram para a termos!

O problema, é que todas as pessoas, ou vá, a grande maioria, vê os políticos, como pessoas corruptas que querem ganhar o seu dinheiro, mas nao se importam com os outros, prometendo coisas que não podem cumprir. E a fama não vem do nada...

Mas o que eu acho completamente abominável, é que a juventude nao se interesse nem um pouco por este tema. A política não é uma coisa que as pessoas podem ignorar, ou evitar porque é muito chato, se as crianças não forem formadas desde pequenas para eleger quem acham mais competente para os governar, nunca farão escolhas inteligentes.

Lembro-me de no básico nos darem a escolher temas para falarmos em Formação Cívica, havia os Direitos do Homem, a Educação Ambiental, a Saúde Pública, Educação Política, entre outras. Pois nunca ninguém votava nesta última opção, e já nessa altura isto me confundia.

Como é que é possível que os jovens não se interessem minimamente pelas escolhas que podem fazer no futuro e que vão influenciar toda a sua vida e, não haja ninguém que tome medidas!

Devia ser obrigatório termos o mínimo de formação possível sobre política, na escola.

Como é que é possível que no nono ano, pessoas ainda não soubessem quais os partidos políticos que existem e, pior que no décimo primeiro isso ainda aconteça!

Sei que isto pode parecer um assunto sem a menor importância para alguns, mas eu continuo a achar que é de extrema importância.

Pode ser que alguém se mexa, porque eu a tentar informar os meus colegas sobre política não chego a lado nenhum.



Sim, porque esqueci-me de acabar de contar. Eu fiz questão de responder de novo à pergunta e dizer que achava excitante, devido ao facto de se poder decidir sobre a vida das pessoas e, de sobretudo poder incidir sobre a opinião das pessoas, na campanha para se ser eleito.

Podemos mudar mentalidades, e ninguém pensa isso.

Tanta coisa que se pode fazer...

Mas todos me olharam com cara de quem não é normal...

1 comentário:

Unknown disse...

O desinteresse parte também dos nossos pais e dos media. É um tema complexo (bastante visto que política, religião nunca dá para discutir) que apenas merece importância quando nos debruçamos mais na história. Mas caímos outra vez na poça. Conheces alguém com interesse na História de Portugal (ou mesmo mundial)? Nunca vi. Realmente. As cantigas são sempre as mesmas no 25 de Abril ou até mesmo ao recém passado 5 de Outubro. Alguém deu alguma resposta de quem realmente são do que está a falar? Não. Nunca vi. A Política passa fruncalmente na nossa História, ora se ninguém sabe dela...

É triste? Claro que é.

Seremos menos Portugueses por não saber disto? Compensamos sempre quando existe os Euros ou Mundiais. A bater no peito e a gritar Portugal.

(é a mesma coisa de chamar Mãe, mas não saber quem é)

beijinhos