sábado, 19 de julho de 2008

Comichão e Vermelhão


Vim ontem do local a que vulgarmente chamamos “Terra”. Pode ser no Norte, no Sul, no Centro, no Interior ou no Litoral. Mas tem sempre o mesmo nome: Terra. Pode nem ser a nossa terra porque não somos de lá naturais, mas o facto de os nossos pais ou avós terem lá nascido, torna aquela a nossa Terra.
Bom, vim cá fazer mais que um balanço sobre estes dias, mas como de costume, quero escrever tudo ao mesmo tempo. Assim, vamos por etapas:


O que lá fui fazer?
Fui como vou todos os anos. Fui ver os meus avós, fui ver o campo, fui respirar ar puro, fui comer a marmelada boa da avó, o presunto da avó, o pão lá da vila, fui passear, fui ver a cidade próxima, com todo aquele património histórico, com todos aqueles jardins enfeitados que não se vêm cá em Lisboa, com toda aquela gente a passear sem pressas, contemplando a beleza do local onde vive. Talvez fale das cidades mais tarde.
Encontrei lá mais primos… fui conversar, fui brincar, fui aprender com eles e ensinar-lhes algumas das poucas coisas que sei, fui dormir pouco para tomarmos, à noite, a casa por nossa conta, assaltando frigoríficos, jogando às cartas, escutando atrás das portas…


O que lá me aconteceu?
Como é habitual, fui picada pelas melgas ou bichos seus primos, ou cunhados, ou que têm para com elas algum grau de parentesco.
Era suposto ser este o tema mais importante deste post, mas pronto, quando eu começo a falar nunca mais me calo…
Again… eu tenho uma pele muito esquisitinha por isso quando sou picada fico com grandes borbulhas e muito inchada, também porque tenho muita, muita comichão e como não resisto, coço as borbulhas, logo ficam piores.
É todos os anos a mesma coisa, já cheguei a ter de ir para as urgências.
O pior é que para além de ter uma pele mais sensível do que a das outras pessoas, é sempre a mim que os insectos escolhem para morder. Acho que tem a ver com o tipo de sangue ou assim, mas tenho que ter logo estas duas características! É que se fosse picada e não piorasse era uma coisa, mas assim…
E é impressionante, eu sou picada de noite e durmo, normalmente com a minha irmã ou com a minha prima, pois elas nunca são picada e eu por cada noite que lá passo, nascem-me três ou quatro borbulhas.
Só vim mesmo mostrar a minha indignação com este facto, a minha incompreensão com as atitudes das melgas e a minha solidariedade para as pessoas que passam pelo mesmo problema que eu!

3 comentários:

Unknown disse...

Bem vinda das férias!
Eu para a semana vou para a segunda terra.
A primeira é aquela que leva o historial todo da família. Qualquer membro da família (sim, tipo máfia) já lá caiu e encantou-se.

A segunda terra é aquela que serve de apoio. Ou seja, em todos os Verões tamos lá sempre.

Quanto as picadas de insecto: a mim as sacanas também me morde. as cruéis. Mas desta vez vou trama-las. Farto de repelentes e de ventoinhas e cheirinhos e mariquices, quarta-feira vem uma encomenda endereçada a minha pessoa. Uma rede mosquiteira. Agora é que vai ser um abrir de janelas, luzes acesas e outras coisas para as a atrair. E vê-las ficar a porta.

Vida curta para quem se habitou a picar a pele das "sseoas".

BJS

Anónimo disse...

Joaninha, adorei saber que és alérgica a melgas, minha pequenina. :D

és mesmo tontinha.

beijinhos, bloggeira.*

Lua(na)

Anónimo disse...

piminha so te poxo dixer uma coisa... as melgas so te mordem a ti pk tens um sangue mto ruím xD. tou no goxo...
gosto mto de ti piminha e do teu blog.
bj****